"Má língua" e "Amores e Saudades de um Português Arreliado"

 
Há 20 anos, no alto dos meus 14 anos, era fã de um programa que passava na SIC e que era polémico à brava.  Chamava-se "A noite da má língua".
 Este fim-de-semana a SIC exibiu, 20 anos depois, uma Noite da Má Língua com alguns dos intervenientes e, claro está, adorei rever.
 
Entre uma piadola ou outra que eu não entendia há 20 anos, sempre me fascinou ouvir o Miguel Esteves Cardoso, com aquele ar meio alucinado, com alguma dificuldade de expressão verbal tão marcante e característica, mas com uma inteligência ímpar, dificil de captar às primeiras.
 Fui sempre acompanhando a sua obra (escreve maravilhosamente bem!), acompanho-o diariamente no Público, mas apenas no Sábado tomei conhecimento (ando uma bocado distraída das leituras confesso...) do seu  novo livro "Amores e Saudades de um Português Arreliado".
 
Como sou de ideias fixas, hoje à hora de almoço não resisti e fui comprar o livro.
Será o meu livro para as férias. Está decidido e espero conseguir lê-lo já que nem na "casinha" uma mãe tem sossego!



Tenho uma mania (muito parva eu sei) de ler sempre a última página dos livros antes de os começar a ler...
Na maior parte das vezes, surpreendo-me ... Na maior parte!... (por favor, quem não leu o "Equador" de Miguel Sousa Tavares, não faça o disparate de ler a última página, ok?! É pouco esperto fazê-lo.... muito pouco esperto... mesmo!)  
 
Deixo-vos apenas um excerto deste livro que, só por isto, parece-me que já valeu a pena:
 
" A única coisa é a vida. A única coisa é a vida de cada um.Sem vida, nada feito. Viver não é a melhor coisa que há: é a única coisa. Cada momento da vida não é único. Mas há momento únicos. A nossa felicidade não é passá-la como quisermos. É dar por ela e aproveitá-la. (...) A única coisa é saber que um dia virá em que nos será tirada a vida. Para sempre. Mas, por sabermos isso, não podemos perder tempo a pensar nisso. (...) A única coisa é estar aqui, agora, a escrever isto. Enquanto posso, enchendo-me de alegria."
 
Boas Leituras!!
 
Beijo
M.

Share:

0 comentários