Miúdos perfeitos?

Hoje dei comigo - literalmente - a cuscar a conversa de duas mães durante a hora de almoço.
 
Eu estava sozinha e elas ao meu lado portanto foi inevitável não ouvir a conversa (e confesso que o tema me despertou de imediato a atenção).
Falavam animadamente dos seus filhos, dos feitos heróicos de cada um, cada um melhor que o outro claro está, sempre num tom de elevado orgulho e até alguma presunção (conclui eu).
Ambas falavam dos filhos, dos golos que marcaram no torneio de futebol no fim-de-semana e dos quartos sempre super arrumados e imaculados.
Dei por mim a olhar de soslaio não fossem as senhoras ser ET´s e me quisessem raptar para qualquer experiência sobrenatural, já que eu pertenço àquele grupo de mães cujas casas são tudo menos arrumadas e imaculadas. Já foram... um dia.´

Comecei então a pensar nos meus filhos e em particular no J. que está numa idade em que os "supostos" feitos heróicos são coisa do dia-a-dia.
O J. é um miúdo giro, no alto do seu 1,18m, dentes a abanar e 6 anos de vida feliz.
Não sou nada daquelas mães que acham que os filhos são perfeitos e melhores q o vizinho do lado, que são o supra sumo da batata frita e que a sua credibilidade é inabalável.

O meu filho não é perfeito (é lindo, mas não é perfeito!). O meu J. é um nabo na natação, faz das suas na escola, é um desarrumado do pior, tem a ingenuidade e a malícia dos 6 anos, não adora desporto, no rugby é medroso, e ainda não tirou as rodinhas da bicicleta.
Gosta de música clássica e o seu compositor preferido é o Rossini, mas também diz que é "pimpalhoco e popularucho" quando vê os programas da nossa televisão ao Domingo. É bom aluno e quase sempre bem comportado.
Será que não ser mega espectacular em tudo, faz dele um miúdo menos "miúdo" e menos feliz?
Não me parece...
Acho que mais do feitos heróicos, que a meu ver nao são mais do que coisas de criança, querem-se futuros adultos bem formados, com valores e princípios.

Acho absolutamente fascinante (e isso sim mais do que os golos que marca no jogo de futebol ou o muito bom que teve a inglês), quando o J. chega a casa todo orgulhoso por ter carregado com a mochila do melhor amigo, o G.(que partiu o braço no treino de Rugby. Beijinho e boas melhoras querido G.!!), por estar todo orgulhoso de ter sido escolhido para ser o seu ajudante nos próximos 2 meses.

Miúdos perfeitos? Nada disso.
Miúdos felizes é o que se quer.

Um beijo ©
M


 

Share:

0 comentários