Miúdos perfeitos#2?


Não resisti quando vi esta imagem! Não é deliciosa?!
Para quem não leu ou para quem queira reler, aqui fica o post Miúdos perfeitos?.

O meu filho J. é bom aluno, sabe ler e escrever, também sabe inglês, joga xadrez, gosta de música, joga razoavelmente bem rugby e é péssimo na natação (que também não deixa de ser uma virtude!Para se ser péssimo em alguma coisa, também é preciso esforço não acham?).
No entanto tem uma coisa muito mais espectacular e muito mais extraordinária... Tem um talento imenso para brincar! 
Sabe brincar que é uma beleza, brinca como um miúdo de 6 anos e isso é valiosíssimo, é precioso!



Os miúdos de hoje não brincam como antigamente. 
Já não se brinca na rua, não jogam à bola com os amigos da rua, não andam de bicicleta com os amigos da rua, não jogam ao elástico horas a fio com os amigos da rua, não partilham vivências e emoções com os amigos que vivem na mesma rua.
A sociedade de hoje exige demasiado das crianças.

As regras têm que existir. Eu própria sou uma acérrima defensora de que a disciplina - bem doseada - não faz mal a ninguém. Defendo que as nossas crianças precisam de educação, precisam de valores e bons princípios para se tornarem adultos bem formados e capazes de abraçar as adversidades com um sorriso na cara.
Deixemos portanto, as crianças ser "crianças" enquanto podem.
Os miúdos têm que brincar, conhecer o mundo, têm que se sujar no parque, têm que mexer na relva, rasgar as calças a jogar à bola, fazer castelos na areia, mexer na tinta com as mãos, mexer na terra, sentir a terra, cheirar a terra molhada, subir um escorrega de baixo para cima, dar boas gargalhadas, sentir texturas novas e diferentes, conhecer o outro lado disciplina, sorrir e saber que tudo na vida tem um lado bom e um lado mau. 
Depende apenas da perspectiva. 

Um beijo



Share:

0 comentários