Coisas da nossa Lisboa...



A Igreja de São Domingos aquando da ratificação do casamento de D. Luís I e de D. Maria Pia, em 1862

Temos por aqui muitas pessoas que não são de Lisboa, e mesmo para as que são, fica a dica de um local absolutamente mágico a visitar nesta cidade que adoptei como minha vai para  - quase -  20 anos.

Estava, a semana passada à conversa com uma colega e amiga, quando a R. me falou numa igreja magnífica na Baixa Lisboeta, uma igreja de sonho, de cortar a respiração bem no coração de Lisboa.

Não hesitei e decidi que Sábado, chovesse ou fizesse sol, iríamos até lá.

Foi um passeio agradável com direito a gelados e Ginginha da boa, uma Lisboa cheia de turismo, multicultural, uma mística incrível...

Entrámos na Igreja de São Domingos e o meu coração parou. Fiquei, por segundos, sem ar.

Como é que temos estas maravilhas à porta de casa e não conhecemos?!
Como é que idolatramos outros países sem conhecer verdadeiramente o nosso?!

Dirigi-me com o João ao senhor das velas e o senhor ao olhar para nós, falou de imediato em inglês. Falei-lhe em bom português, dizendo que queria x velas e o senhor sorriu e disse:
"...aqui tem menina. É bom ter gente nossa (e nova) por cá".
Na altura confesso que não dei importância, mas hoje percebo o que quis dizer.
 Aquele senhor está ali todos os dias, todos os dias vê gentes de outras culturas entrar e sair (uns sem ar, outros com ar a mais) e é bom ter gente nossa a dar valor ao que é "nosso".


Depois da Ginginha (que está a preço de turista, 1.35 € o copo), descemos a Rua Augusta em direcção ao imponente e majestoso Terreiro do Paço.

Ao descer a rua deparei-me com uma Lisboa cheia de vida, cheia de cultura, música e barulho bom!
Parámos a ver o homem estátua, demos uma moeda para o ajudar, vimos o Zorro montado no seu cavalo preto e ainda recebemos um elogio de uns chineses que passaram e disseram ao Duarte:
"Oh... só nice! Look at his big eyes!!! Beautiful eyes, mom..." (babei, entretanto...).

Chegados ao Terreiro do Paço, respirámos fundo, olhámos o rio ao longe e voltámos para trás em direcção à Praça da Figueira.
Parámos no Vintage Bar na rua da Vitória e foi mais uma experiência engraçada.

O meu filho João só não gostou porque andámos muito a pé, mas vinha contente por conhecer uma nova Lisboa (e eu também!).

Consultem mais aqui no Wikipédia.

Nota:
1    A Igreja de São Domingos, do Convento de São Domingos de Lisboa ocupa a metade norte do lado oriental da Praça D. Pedro IV. Foi construída no século XIII, por ordem do rei D. Sancho II tendo a sua primeira pedra sido lançada em 1241.
     Um estilo Barroco, uma construção de 1241 actualmente classificada como Monumento Nacional.
2    
3        EndereçoLargo São Domingos, 1150-320 Lisboa, Portugal


Um beijo
M.

Share:

0 comentários