Do Mar dos Aivados

Hoje recupero um post de 2014.

Foi um dos posts que mais gostei de escrever. 
Estávamos de férias na Costa Alentejana e sem me aperceber, saiu isto.
Estou tão sedenta de mar e praia que hoje (re) publico o post na esperança que o bom tempo venha rápido se instale por cá de vez!


"Passo a vida a contemplar o mar, que bonito que é, que imensidão de beleza que me acalma e me afaga a alma.
Raramente me dou conta da vista que o mar tem e que privilégio que é ter uma vista assim.
Um privilégio de uma vista mundana, de gentes, de uma beleza rude, uma beleza imensa e bonita de se ver do mar.
Um destes dias (não sei precisar qual) dei comigo de costas para o mar a ver com olhos de ver o que vê o mar. (De costas com cautela pois o mar do Aivados não é para brincadeiras).
Vi uma praia sublime. Areia branca, pedras atiradas pelo mar umas contra as outras numa harmonia que lhe confere uma beleza estonteante, dunas cavadas pelo mar e uma praia como praticamente não conheço outra.
Ao longe Porto Covo.
Porto Covo e a Ilha do Pessegueiro trazem-me boas recordações. Quanto mais não seja pela música do Rui Veloso que vou cantarolando sempre que avisto aqueles lados!

Os meus filhos e os outros filhos faziam castelos e brincadeiras na areia, outros desciam as dunas com pranchas como se estivessem a surfar uma onda do McNamara na Nazaré (tenho para mim que aquilo é perigoso, que uma pedra escondida na areia pode provocar um estrago valente, mas quando vejo os pais eufóricos a fotografar o momento e/ou os pais a dar o exemplo “surfando” a duna histéricos de felicidade como se fossem crianças a quem foi roubada a infância, penso que se calhar sou eu que sou esquisita...) outros corriam, outros saltavam outros andavam simplesmente por ali.
Todos a viver o dia de praia - quase - como se fosse o último.
O mar, esse, continuava ali. A olhar para nós e a olhar por nós.
Adoro o mar. Adoro a praia. Adoro o sol.
Já vos tinha dito?!"

Um beijo
Bom FDS!

M
Post adaptado, escrito e partilhado aqui a 18 de Agosto de 2014

Share:

0 comentários