Chichi na cama - o Bicho Papão!

Recebi há uns meses um contacto de uma mãe que me perguntava como deveria lidar com a enurese do filho e se tinha algum conselho para lhe dar.
Demorei algum tempo a escrever este post pois é-me difícil falar sobre o assunto. No entanto, deixo aqui a minha opinião (que vale o que vale) acerca deste tema (tão) sensível.

A enurese é uma disfunção que se manifesta através da perda involuntária de urina e anómala em relação à idade.
As perdas de urina são consideradas como "alerta" quando ocorrem pelo menos duas vezes por semana, durante mais de 3 meses e em crianças com mais de 5 anos de idade (não sendo esta uma consequência de outro tipo de problemas).
Está informação não é taxativa. Há várias teorias e muita leitura cientifica acerca do tema.

A primeira coisa e mais importante é perceber se existe algum problema de saúde que esteja a provocar a perda involuntária de urina, em especial durante a noite.
Creio que nesta situação o melhor é ir descartando hipóteses, começando por consultar o pediatra e/ou um Especialista em Enurese Infantil que ajudarão a encontrar o cerne da questão.
Identificado o caso, começam as questões.
Será medo? Ansiedade? Stress? Imaturidade? 

Quando esta situação afecta crianças já mais crescidas (6/7/8 anos ou mais) começam a surgir outros problemas associados: Vergonha, tabu, receio de dormir fora de casa, medo que aconteça, culpa, muitas perguntas e nenhuma resposta.
É natural que os pais se questionem sobre o motivo que despoleta o chichi na cama dias a fio, meses a fio, anos a fio inclusivé...
Será que se deve proibir a ingestão de líquidos ao jantar? Ralhar? Alertar antes de ir para cama?
Muitas vezes os pais são, e apenas querendo o bem, causadores de stress antes de dormir: já fizeste chichi? Não bebas água! Leite? Nem pensar! Pensa que não podes fazer chichi! Outra vez? Chichi outra vez?"
Quando isto acontece dias seguidos (e várias vezes durante a noite) os adultos tendem a dizer coisas que não querem porque estar sob esta pressão não é saudável para ninguém... Nem para os Pais que não descansam nem para eles que acordam com o “bicho papão” todas as noites.

O meu conselho para os Pais e crianças a passar por esta situação é desvalorizar (para eles). Não pressionar. Dar tempo ao tempo.
Se acontecer, enquanto se despem e tomam banho, os pais devem tirar os lençóis da cama, fazê-la de novo com cheirinho a lavado e acalmar-lhes o coração que estará cheio de dúvidas e medo que “isto” nunca acabe.
A seu tempo serão eles a dizer que não querem leite à noite, que se levantam se acham que não fizeram o chichi todo, que se retrairão em tudo o que lhes lembra que pode voltar a acontecer. E pode, mas eles crescem a cada dia que nasce e vão conseguindo digerir a situação à sua maneira.

Existe medicação, mas cada caso é um caso e não vou opiniar sobre isso.

Espero, dentro do possível, ter ajudado!

Um beijo

M

Share:

0 comentários