Dia dos Avós

Hoje é dia dos Avós.
Os tempos mudaram e os avós da minha infância tornaram-se uma pequena fatia deste amor a tempo inteiro tão bom e importante nas nossas vidas, mas que em nada muda o amor incondicional que une netos e avós.
Os avós que há uns anos criavam filhos duas vezes, são hoje avós com vida própria, onde em muitos casos ambos trabalham e onde a vida ganhou um sabor diferente!
Os avós são pacientes, carinhosos, raramente ralham e veem nos netos o reflexo do tempo que teima em passar.
Os avós deseducam. Os avós são feitos de amor. Deixam-nos fazer tudo. Riem-se de coração com tudo o que fazem ou dizem. Tudo tem graça. Tudo é especial. Tudo neles tem açúcar.
Os avós amam sem medos. Sentem de forma diferente. Vivem os netos com a sensação que a velhice está a chegar e não há tempo a perder. Vivem com sentido. Aproveitam-nos. Cada minuto. Cada segundo. Cada sorriso. Cada gargalhada.
Deixam-nos comer gelado mesmo que a sopa tenha ficado no prato. Fazem canja e frango no forno porque adoram. Carregam-lhes a as mochilas. Levam-nos ao parque, e ao parque e outra vez ao parque até se fartarem. Permitem-lhes todas as vontades. 
Nem sempre os avós estão por perto. Queria eu que os meus filhos não chorassem com saudades deles. Queria eu que não sofressem com saudades uns dos outros.
Por vezes tento imaginar-me no papel de avó. Como serei? Serei uma avó cool? Uma avó doce? Quererei tê-los sempre por perto? Quererei levá-los comigo a conhecer o mundo e aproveitá-los cada minuto que me for possível?
Não sei. Não me consigo pôr nitidamente nessa pele, mas tenho para mim que serei uma avó mimalhas, cheia de livros para lhes ler e histórias para contar.
Imagino-me a fazer teatros. Montar tendas para o esconderijo dos Dinossauros. Imagino-me a fazer pinturas. A escrever um livro com eles. A plantar alfaces. A ensinar-lhes o dom da escrita. Ensinar-lhes as características das Aves. A passar-lhes valores de amor ao próximo.
Fazer aos meus netos o que os meus pais fazem aos meus filhos.  É este o ciclo da vida!

Feliz dia dos avós!!
Um beijo
M














Share:

0 comentários