Os "super poderes" do Duarte


Fotografia | Feelings 4 Ever
A semana passada publiquei esta foto onde os aparelhos auditivos do Duarte são visíveis e muitos de vós me perguntaram como está a correr a adaptação, se ele esconde, se as pessoas olham ou se na escola as outras crianças são cruéis ao ponto de o por de parte (entre mil e uma outras questões!!).
Vou tentar responder a todos!
A adaptação do Duarte não podia ter corrido melhor e estou certa que só aconteceu assim pela forma como nós (pais), irmão, família e amigos reagimos e lidámos com a situação.
O assunto foi tratado com a normalidade possível, fizemos tudo para se sentir bem, não o forçámos a nada. Tudo foi avançando à medida que ele se ia sentindo confortável para dar o passo seguinte.
Acho mesmo que o truque foi desmistificar, deixar rolar, deixar que fosse o Duarte a dominar o processo, que ele sentisse realmente as mais valias de ter os “super poderes” nos ouvidos e não apenas na caixa a enfeitar.  
O tempo e a tranquilidade foram os nossos maiores aliados e a verdade é que hoje, passado quase 5 meses, até quer dormir com os aparelhos auditivos. Mais com esquerdo do que com o direito que na verdade nem lhe faz assim tanta falta.
Na escola correu tudo normalmente. Fomos com ele no primeiro dia, tinhamos a educadora e os meninos à espera.  Pedimos a um menino da sala que usa óculos para se por ao lado do Duarte e fizemos a pergunta directa:
- Porque é que o S. usa óculos?
- (todos em coro) para ver melhor!!
- Então e porque é que acham que o Duarte usa estes aparelhos nos ouvidos??
- para ouvir melhor!!!
 E pronto. Assunto arrumado. Não se falou mais no tema.
Claro que por vezes o Duarte se chateia porque lhe puxam o aparelho, ou porque alguém quer mexer ou ver mais de perto, mas fora isso e uma ou outra situação mais delicada (como uma miúda no parque que o abordou e ele não gostou da ideia) correu e corre tudo lindamente.
Uma das perguntas que me fizeram foi se as pessoas olham.
Sim, olham e sabem que mais? Estou-me a borrifar! 
O Duarte tem 5 anos e reage como uma criança com 5 anos!
Eu sou mãe dele e tenho um orgulho desmedido na forma descontraída como ele encarou esta adversidade.
Tem o cabelo curto por opção, joga rugby, anda na natação, tem um desenvolvimento normal para a idade, corre, joga à bola... faz a vida dele como qualquer criança!
Esconder? Nunca!
Os "super poderes azul e encarnado" fazem parte dele e que lindos que lhe ficam!
Ele diz que quando for grande quer ser o Capitão América ou o Homem Aranha e eu já disse mil vezes e repito... Para mim, O Duarte não precisa chegar a grande para ser um Super Herói cheio de super poderes porque já o é, desde o dia em que nasceu!

Obrigada a todos pela preocupação. 
Estamos todos bem. A viver esta nova realidade com muita leveza e tranquilidade.

Um beijo no 💛
M.






Share:

0 comentários