Os últimos 20 anos...2000 - 2020!

2000
2019

Já pararam para pensar nos últimos 20 anos da vossa vida?

Fiz uma viagem no tempo... porque recordar é viver!
Aos 20 anos temos o mundo nas mãos. 
Nesta foto, tinha a vida no sorriso, sonhava em ser mãe, casar, viajar, ter uma profissão que me preenchesse. 
Aos 20 anos queria voar. Queria crescer. Queria a família e os amigos por perto.
Em 20 anos ...
Acabei o curso, mudei de casa, fui viver sozinha, sai à noite meses a fio sem dormir, diverti-me que só de pensar começo a sorrir :), de 2000 a 2005 passei férias com amigos (15 numa casa para 6, tudo ao molho, fé em Deus e muita energia por m2), vivi de noite parte do tempo e dormi de dia na praia ao sol. 
Comecei a trabalhar na empresa onde estou até hoje e continuo apaixonada pelo que faço. Conheci pessoas incríveis. Vivi momentos inesquecíveis.

Mudei de casa novamente. Decidi casar 3 meses depois de o conhecer. Casei de vestido de noiva pouco convencional, sem véu, de sandálias, pulseira no braço, um brinco e foi o dia mais feliz da minha vida. O dia mais feliz! 

Fiz, nestes 20 anos (a maioria, compactadas nos primeiros 10) das coisas que mais gosto na vida: Viajar!

Conheci a República Dominicana, Praga (a voltar em breve), Alemanha (de uma ponta à outra), Turquia (de uma ponta à outra), andei no Expresso do Oriente e foi uma aventura inesquecível, fui a Barcelona (não adorei. Sorry!), Egipto (um sonho de criança!), Madrid (já perdi as vezes que lá fui e era capaz de lá viver), Sevilha (vivia lá se fosse preciso), Lyon, Taizé (é para voltar até ser velhinha), Cluny (sempre um bom presságio lá ir. É de caminho para Taizé), Paris (cidade que aprendi a amar a voltar sempre), São Tomé e Príncipe (a maior paixão de sempre onde quero ir um dia, para ficar!), Cabo Verde (o destino que repito sempre que posso! Perto, bom, barato e praia o ano inteiro), Madeira. 

Passei a gostar ainda mais de Santarém; terra que me viu nascer. Virei Lisboeta de coração. 
Vi o meu pai lutar pela vida e dizer-lhe de frente que “isto é para se viver até ser velhinho”. Mudei de casa. Tive o meu primeiro filho: o João. Passei a ver a vida com outra cor. Passei a respeitá-la mais.
 Passei a ver o amor de uma forma muito mais bonita, mais transparente, mais real. 
Tive o meu segundo filho: o Duarte. 
Mudei de casa.
Vivi o maior desafio que a vida me deu: um missão de amor com a surdez de um filho que me fez ver tudo de uma nova perspectiva (o mundo ao contrário, diria eu).

Criei o meu blogue sem expectactiva; desafiei-me na escrita. 
Conheci pessoas incríveis, fiz amigos para a vida depois dos 30.
Reinventei-me. Transformei-me. Tornei-me melhor.
Cresci profissionalmente. Amadureci. 
Passei a dar mais valor aos meus pais. Consegui ouvir mais a minha mãe e perceber, com a idade, que as mães têm - quase - sempre razão.
Reatei amizades, deixei outras pelo caminho, guardei em mim (e para a vida toda) amigas que nunca me deixaram cair. Nunca.
Fiz uma tatuagem com as minhas "manas". 
Nunca digas "nunca" porque eu dizia que "nunca faria uma tatuagem" e hoje tenho decisão tomada fazer a 2ª tatuagem em 2020!
Participei no livro (Ser Blogger), fui à televisão (à casa mais famosa do país - O Programa da Cristina), fiz “publicidade” em forma de história de amor (O Boticário), escrevi muito, não publiquei metade, encontrei pais e mães que, tal como eu, vivem a incerteza no futuro dos filhos. 
Mudei de casa novamente.
Voltei a dançar Sevilhanas, voltei a dar vida aos meus sapatos 24 anos depois de os ter calçado pela primeira vez e foi libertador. Descobri que estava tudo gravado na memória... foi só despertar os sentidos e.. Olé!
Gritei bem alto os meus medos e os meus fantasmas, quis mudar de vida, tentei focar-me no essencial, consegui encontrar-me no caminho.
Em 20 anos abracei 6 afilhados, vi nascer o meu sobrinho Zé Maria (a maior emoção a seguir ao nascimento dos meus filhos!) e nasceram todos os sobrinhos do coração que tudo somado, noves fora nada,  já são mais de 20!
Mudei de casa, pela 6ª vez em 20 anos.
Quando mudamos de casa é como se começasse tudo outra vez, não acham?
20 anos - 2000 a 2020!

Volto a fazer a pergunta que fiz quando entrei em 2000...
E daqui a 20 anos; onde estarei? Serei avó? Os meus filhos estarão formados e felizes nas vidas que escolheram? Onde viverei? Continuarei a viver a vida e a contemplar o sol da mesma maneira?
Seja o que for que a vida me reserva, que seja doce, com saúde, sol, banhos de mar, viagens e uma vida plena de laços, abraços entrelaçados em amizade e amor! Muito amor!

Com amor. Sempre!
Um beijo no coração
Rita 


Share:

0 comentários