Regresso à escola e as coisas deles


 Terminadas as férias onde respirámos o ar do mar, descansámos (pouco), brincámos (muito), festejámos os 6 anos do J., vimos estrelas cadentes no céu dos Aivados, contemplámos uma lua sem fim, pedimos desejos secretos, satisfizemo-nos com sorrisos e brincadeiras, insatisfizemo-nos com pormenores; eis que chega o momento do regresso a escola!

 Por estes dias tenho revivido momentos deliciosos.
 
 O J. Vai começar a escola primária e anda num "excitex" com as coisas dele, com o material, com a mochila que escolheu com os avós e com tudo o que esta nova etapa implica.
 
 Da lista infindável de material que animadamente fui comprando nos últimos dias, vivi com ele a alegria do momento, daquele momento de ver tudo, de imaginar como será, de simular que o dia chegou, de mexer e remexer dezenas de vezes nos sacos.
  O melhor dia de aulas é sempre o primeiro e o J. terá o primeiro de muitos!
 
 "Vais ganhar asas e nunca mais páras" dizia-lhe ontem ao ouvido a sua adorada avó Bia... e tanta razão tem a minha mãe. Vai mesmo.
 
 Recordo-me de ser miúda e da excitação pura dos dias que antecediam o regresso.           
Prometia sempre que "este ano e que é” que ia ter os cadernos passados a limpo, que iria ter sempre o dossier impecável e que teria sempre o estojo e os livros organizadas. No meu caso isto durava uma semana... mas a intenção era a melhor!
Nunca chumbei mas também não fui aluna de cincos. Trabalhei sempre por objectivos e sempre gostei de desafios.
 Espero um J. diferente... mais atento, menos falador, mais focado, menos distraído, mas tenho para mim que nao andará muito longe do que fui!
(para mal da minha sanidade mental!)
 
 Tranquiliza-me o J. continuar na mesma escola. Tranquiliza-me confiar no método de ensino e nas bases que já tem, tranquiliza-me o facto de ser um miúdo interessado e de ter um bom apoio familiar. Tranquiliza-me, mas não me descansa!
 
 Agora é sempre a crescer mais e mais...
Está enorme! Perdeu aquele ímpeto de "criançola" mas ganhou a graciosidade de rapazinho.
 
Meu rico filho que está tão bonito e tão crescido!
 
 Agora...
Outro filho, outro aperto.
 
  O D. ou "Pompom" como carinhosamente lhe chamam na escola, começou hoje na sala dos "crescidos" com os amigos do ano passado, afogado num bibe azul da cor do céu, um chapéu de um azul forte que lhe fica a matar, a andar sozinho descalço mas calçado é um problema, numa sala com imensos miúdos em estádios de desenvolvimento diferentes (nesta altura 1 ou 2 meses fazem toda diferenca).
Terá, ao longo dos próximos dias que enfrentar os medos e as frustrações com a ajuda da fantástica educadora e a equipa da escola.
(Coitadas. Não lhes gabo a sorte nestes primeiros dias...)
 O D. é muito bebé, não adormece sozinho, precisa de conforto, muito mimalhas, muito beijinhos e abraços (o J. era totalmente diferente, menos apegado mais despreocupado. Enfrentava e pronto...) muito mais receoso do mundo, muito mais Mãe!
 
 Hoje lá ficou agarrado ao "Zé Maria" (o boneco de estimação) e ao colo da sua querida educadora M. de quem tanto gosto!
Choramingou não chorou, mas ficou a olhar para mim como aquele ar de "vais-me abandonar aqui não é?"...
Deu cabo de mim. Deixou-me o coração do tamanho de uma ervilha e apertado, apertadinho...
A meio da manhã não resisti e lá perguntei a medo "como está o D.?"
Resposta pronta: "Uma maravilha"!

A meio da tarde novamente: "M., o D. está bem?"
Resposta mais que pronta: "Está óptimo!" e em seguida recebi uma foto para comprovar como estava feliz e contente a brincar.

Até podia nem estar uma maravilha até podia nem estar assim tão bem, mas a resposta da M. abriu uma brecha no meu peito e permitiu-me respirar melhor!

Quando cheguei lá estava ele pronto para me receber com um "OLÁ" do tamanho do mundo cheio de alegria e felicidade por perceber que afinal não o abandonei.

Estes primeiros dias são dificeis para eles, mas para os pais são dias de tormento sem razão.
 
 Tranquiliza-me conhecer o método de ensino, tranquiliza-me conhecer a educadora e toda a equipa, tranquiliza-me conhecer a escola já dos tempos do J., tranquiliza-me saber que será muito bem tratado e que lhe darão todo o apoio...tranquiliza-me, mas não me descansa!
 
 Meu rico filho, tão pequenino e já "afogado" num bibe de crescido!

 Mãe sofre caraças...
Aguenta coração.
 
Um beijo
M.


Share:

0 comentários