Sou fã da Maria, do Miguel da mãe e do pai deles!
















Sou completamente fã deste blogue eu, ele a maria e o miguel.

Estas crianças, a Maria e o Miguel são uns amores, esta mãe uma guerreira e o pai um pilar neste seio familiar.
Eu, que não tenho grande dificuldade com as palavras, fico sem elas para expressar o que sinto relativamente a esta família que acompanho diariamente. Não os conheço pessoalmente (mas adorava!). 
A Maria é linda, uma miúda especial (muito especial), muito querida, com sentido da vida muito pouco usual na sua tenra idade.
O Miguel uma graça. Tem umas expressões que é só rir. Muito apegado à irmã. Amigos que só visto.
A mãe? Palavras para quê? É MÃE, é professora, é educadora, é cozinheira, é amiga, é companheira, é mulher.
É mãe a tempo inteiro por opção e por opção resolveu dedicar-se aos filhos.
O pai? menos presente no blogue mas não menos importante.

 Conheci o eu, ele a maria e o miguel no dia em que partilharam comigo este post "Nós temos tudo" e emocionei-me com a história de vida desta família.

Pedi à autora do Blogue, a V. para partilhar este texto que escreveu na sua página de facebook e que passo a citar: 

"quando chamamos o miguel ele responde logo: o que é? ele corre até nós e repete: o que é? quando chamamos a maria ela nunca responde. a maior parte das vezes ela está só a fazer as coisas dela, concentrada. sou - e ele concorda - mais paciente que o pai. ele insiste, chama-a muitas vezes: não me ouviste a chamar? às vezes, ao lado dele, digo-lhe: espera. e ela aparece. às vezes quando ele a chama eu estou ao lado dela e vejo que ela está só a acabar: um gesto, um pensamento, uma palavra. e ele chama outra vez e eu digo: ela já está a ir. e um dia li um texto sobre crianças da idade deles, dizia: quando chamar o seu filho conte devagar até 10. mostrei-lhe e disse-lhe que ia começar a contar, disse-lhe para ele contar também. dizia que a criança só precisa de tempo para parar e processar a informação. e decidi partilhar isto com vocês porque é tão simples e funciona. aqui em casa funcionou. chamo: maria. conto até 10. devagar. ela responde: o que é? digo: maria chega aqui. conto 10 crocodilos. ela aparece: o que é? às vezes temos de repetir, mas é raro. antes em 5 segundos já a estavamos a chamar outra vez: 5 segundos não chega. todos os dias aprendo com eles. contar até 10 também me ajuda a mim a ser mais paciente, a viver mais devagar. ao ritmo deles, como deviamos viver todos."

Li e pensei: 
bolas... é mesmo assim... ralho todos os dias com João por causa disto e se calhar é mesmo uma questão de tempo, de "estou na minha, tenho 6 anos e não tenho idade para ser stressado, preciso de tempo para crescer"...

Este texto escrito desta forma tão simples e directa, fez-me (tal como tantos outros que vos convido a espreitar aqui) pensar e experimentar...então e não é que resultou??!!

De facto, tudo é mais fácil se formos mais pacientes, menos stressados, se não deixarmos que pressa se apodere de nós e se nos permitirmos a viver a vida!

Obrigada à V., autora deste maravilhoso blogue!

Hoje o meu beijo vai direitinho para a Maria e para o Miguel.

Um beijo 
M.

Share:

0 comentários