Blogues pelo mundo - "Istambul Connosco!" com Nádia Moutinho



















Já partilhei aqui que adoro viajar!
Esta permanente vontade de conhecer novas culturas levou-me a encontrar alguns blogues de portugueses espalhados pelo mundo que emigraram e criaram raízes noutros lugares (uns mais distantes, outros mais próximo).

Começo hoje uma "espécie" de rubrica que se chama "Blogues pelo Mundo".
Esta rubrica não terá dia nem hora marcada. Acontecerá, simplesmente, quando se proporcionar.

Descobri recentemente que uma amiga, que conheço há tantos e tantos anos, emigrou para a Turquia.  Decidiu criar um blogue onde partilha o seu dia-a-dia e da sua família, das peripécias num país absolutamente mágico (a meu ver) mas difícil de se viver e de se integrar.
Pedi à N. (que me chamou louca... serei?!) que nos contasse como foi a chegada,  como o seu filho J. se adaptou à cultura, como é uma mulher europeia, emancipada e bem resolvida, consegue viver num país onde a repressão ainda é muita, e onde a mulher tem uma presença (muito) pouco activa socialmente.

A Turquia (que tenho o privilégio de conhecer) é um país fascinante. 
A cor fica-nos na retina, os cheiros entranham-se no corpo e na alma (o cheiro do Kebab jamais esquecerei) e a cultura rica em pormenores fica-nos na pele.

A N. conta-nos aqui (num texto absolutamente delicioso) como está a ser esta mudança de vida!
Espero que gostem e que viagem na leitura!!

Crónica - Istambul Connosco!












ISTAMBUL CONNOSCO! Desafio aceite!
Após, quase 3 anos sem tempo para estarmos juntos, como uma família que anseia por momentos em conjunto, surge a proposta de virmos de malas e bagagens por uns tempos para a Turquia.
O desafio foi aceite de imediato! Acho que nem gaguejámos, nem pensamos, a resposta foi logo, VAMOS TODOS! Fartos de estarmos separados por grandes períodos de tempo, (e na altura os últimos acontecimentos tinham sido difíceis: a perda da minha avó e do bebé que vinha a caminho), momentos difíceis que tivemos de lidar à distância… a única coisa que tínhamos a certeza, era que queríamos estar juntos, nem que fosse no fim do mundo!
Não abdicamos de nada, mas sim apostamos na nossa família e começamos a pensar em toda a estratégia: arranjar casa, escolher a zona, pensar na educação e na saúde do Joaquim, fazer contas e mais contas, o que ficava em Portugal, logística diária em Istambul, enfim… planear toda uma vida familiar, mas fora da zona de conforto e de coração dividido entre dois países.
Aceitámos a proposta em Agosto e em Outubro tínhamos a casa. Mas, só em Novembro vim para Istambul para orientar a casa, começar a visitar colégios para o Joaquim e tentar aos poucos conhecer mais da cultura, hábitos, regras de estar em sociedade…
Foi nesta altura que percebi, o quanto “radical” seria a mudança de vida!
Como costumo dizer, estamos a viver uma aventura! Todos os dias surge uma novidade, um obstáculo, muitas inseguranças mas ao mesmo tempo, muita vontade em continuar, pois percebemos que o esforço é compensado por estarmos juntos. 
Estamos diariamente a conviver com um povo 90% muçulmano, que tem uma forma de estar, muito diferente da que estávamos habituados. São também muito patriotas e a bandeira da Turquia está exposta em varandas, janelas e postes, quando caminhamos numa rua. Aprender a lidar com estas e outras diferenças tem sido a maior dificuldade, mas ao mesmo tempo uma aprendizagem para a vida.
 A nossa vida sofreu alterações diárias…
A língua tem sido um dos maiores desafios. Falar, ler e escrever em turco é difícil para nós… usam um abecedário diferente e os sons são em nada semelhantes! Ir ao supermercado ou uma loja, comprar alguma coisa é sempre uma incógnita se nos vamos entender… mas não deixa de ser interessante, apesar de nem sempre ter piada! No entanto, nos grandes centros comerciais e nas ruas mais turísticas fala-se inglês.
Istambul, é uma cidade com muitos estrangeiros o que facilita a integração de quem chega, mas o embate por vezes parece mais assustador do que é na verdade… Na rua existem cheiros fortes, homens de barba, muitas mulheres de cabeça tapada, mas a verdade é que também se vê outras tantas de cabelo solto. Os helicópteros sobrevoam algumas vezes ao dia a nossa zona e na rua existem camaras a filmar tudo… policias e seguranças com metralhadoras à entrada de tudo o que é edifícios e é obrigatória a passagem nos infra vermelhos em todas as entradas dos mesmos. Não é bem a melhor imagem de recepção, mas é a que há!
A alimentação é à base de carne de frango, borrego e algum peixe. Para nós não foi difícil esta mudança, pois são as carnes que privilegiamos na nossa dieta alimentar. Já o hábito constante que os turcos têm de tomar chá, rapidamente foi adoptado cá em casa. O Joaquim pede chá a toda a hora! O mais complicado é a comida ser muito condimentada e picante, bem como o uso exaustivo dos fritos. Outra coisa curiosa são as castanhas assadas que existem todo o ano à venda!
Outra diferença engraçada que se deu na nossa rotina, é o (des)uso de despertadores… Aqui, cinco vezes ao dia ouvimos o muezzin, o chamamento que se ouve através dos minaretes na Turquia inteira, próximo às mesquitas, principalmente em Istambul. O chamamento acontece todos os dias, pelo menos 5 vezes por dia. Eu já me habituei e tiro partido disso, acordo com o som que entra pela casa a dentro!
Outra mudança… a nossa família em Istambul desloca-se a pé ou de transportes públicos. Esta sim, foi uma grande mudança, mas positiva! O tráfego é caótico, a condução dos turcos é péssima e nós aqui somos 100% família sem carros!
Vamos às compras a pé e o Joaquim adora ir a pé para o colégio, andar de metro, autobus, enfim…tudo tem escadas rolantes infindáveis e ele adora isto!
A escola para o Joaquim, desde logo pensamos num colégio internacional, pois não sabemos o dia de amanhã. Para as crianças estas adaptações são mais fáceis do que para nós… claro, que o Joaquim encontra dificuldades, pois não existem alunos portugueses neste colégio e só falam inglês ou turco com ele, e com 4 anos acabados de fazer, coitado fica a “nadar”… mas pensamos em minimizar este “choque de comunicação” e torna-lo proveitoso para todos… uma das estratégias foi o caderno de comunicação construído por nós, com imagens e palavras em português, inglês e turco!
Neste contexto ao fim de umas semanas, o Joaquim já sabe desenrascar-se em inglês e diz mais palavras em turco, do que nós! Claro que, os laços que estabeleceu com a professora que o acolheu nesta aventura, são laços afectivos muito fortes… e encontra ali um porto seguro!
Neste país, as crianças são o mais importante, e as pessoas são muito atenciosas. Existem muitos parques infantis, tanto pelas zonas habitacionais, como nas zonas de comércio, ou em centros comerciais! O Joaquim fica eléctrico! Corre, pula, grita, e fala imenso com todas as crianças… que ficam a olhar para ele sem perceber nada e ele pouco ou nada se importa!
A parte histórica e cultural é, sempre que podemos, uma prioridade para os nossos passeios em família, pois Istambul é uma cidade mágica cheia de história e com edifícios, jardins e costumes diferentes dos nossos!
Nas mesquitas existem regras e todas as mulheres têm que usar o cabelo tapado, braços e pernas, bem como todos, homens e mulheres, têm que tirar os sapatos na entrada.
A regra de tirar os sapatos à entrada, existe na casa de todos os turcos… a primeira vez que recebi turcos em casa, recebi-os calçada, claro! Mas, eles sem qualquer problema descalçam-se de forma espontânea e entram, abraçando-nos com um forte abraço, no caso de amigos! Pedi-lhes para se calçarem, claro!, … e penso que, não acharam muita piada na altura! Ok, este foi um momento constrangedor, mas nada grave!
Culturalmente existem muitas diferenças, e as que acabam por causar alguma confusão são também as festividades, pois não há Natal nem Páscoa! O dia do Pai e o dia da Mãe também são em dias diferentes de Portugal… mas, nós regemo-nos por Portugal! Como também seguimos os dias de ramadão, em Istambul! Não se trabalha e aproveitamos para descansar ou passear!
Enfim… podia contar mais mil situações, e vontade não falta, mas fica para um próximo post, que este já vai extenso!
Mas, antes de ir andando, deixem-me só contar o que a mim sinceramente causa algum incomodo: Gatos! Nunca foi bem o meu animal de eleição, mas dizem que dá sorte e eles aqui andam por todo o lado e são tratados melhor que as pessoas! Acabei por me habituar e até o meu filho já pergunta: “Óh mãe, já gostas de gatos?” Que remédio!
No nosso caso, a maior mudança, foi o facto de passarmos a estar mais tempo juntos, foi o que nos moveu e o que conseguimos alcançar… o resto veio por acréscimo!
Todos os dias vivemos e aprendemos com mais intensidade, o valor de estarmos juntos e superamos as dificuldades de coração aberto! Afinal de contas, para nós, isto é ser FAMÍLIA!
Este post, como me foi pedido, foi escrito com o coração! Coração cheio de amor por estar com a minha família e por partilhar uma fase da nossa vida de expatriados, que pode ajudar muitas outras famílias a ter esta visão! Obrigada querida Rita, pelo convite e pela oportunidade de reflectirmos sobre este nosso percurso, valorizando cada vez mais esta decisão de mudar de vida! 

 Hiperligação para muezzinhttps://www.youtube.com


Texto e imagem por Nádia Moutinho, autora do blogue ...à nossa medida!


Obrigada Nádia!
Um Beijo
M.


Share:

0 comentários