Blogues pelo Mundo - por Filipa Veiga, autora do Blog Yoga-me



Conheci o Yoga-me por acaso e que sorte do acaso tê-lo encontrado.
Estou tão feliz com este post!
Já partilhei que adoro viajar, conhecer novas culturas, novos lugares. Viajar é uma paixão!
Descobri este blogue e apaixonei-me de imediato pela forma, pelas palavras, pelas cores, pela filosofia, pela leveza e harmonia que a Filipa transmite a quem o lê.

A Filipa Veiga nasceu em Portugal, viveu em Macau e regressou a Portugal com 18 anos.
Abraçou o Direito, mais tarde o Jornalismo e a SIC foi a sua casa durante 12 anos.
Actualmente vive em Bali na Indonésia com o marido e as duas filhas, a Carlota e a Jhoanna.
Mudou de vida para o outro lado do mundo!
Pratica e dá aulas de Yoga e afirma que a felicidade é o seu caminho.
Podemos encontrá-la no blogue Yoga-me, no Jornal Observador (jornal Online) e na sua rubrica semanal na Revista Máxima.

Deliciem-se com a história desta família contada aqui (e que honra!), pela Filipa Veiga.



"Mudei-me com a minha família há 3 anos para Bali, mais concretamente Ubud, a meca espiritual do momento. Viver na Ilha dos Deuses é isso mesmo, é estar mais perto dos deuses e de uma conexão com a nossa essência. Ainda hoje enquanto caminhava para o shala que aqui frequento e dou comigo com uma cena de filme, colorida e inspiradora, sublime e natural. Dentro de um templo, uma mulher cantava um mantra enquanto à sua volta cada pessoa vestida a rigor rezava compenetrada na meditação daquele momento. Meditar é uma prática mágica que os balineses têm como cultural. Aqui desde pequeno que se frequenta um local espiritual. Convido a visita a sítios espirituais, em Portugal também existem muitos. Entrar, conectar com a nossa essência, como seres completos físicos, emocionais e espirituais. Em Bali, a espiritualidade é modo de vida. Os balineses estão conectados com o Universo e acreditam que o ser humano é uma partícula desse absoluto. Quando se muda para um sítio onde a vida espiritual está no dia-a-dia dos locais, quem para aqui vem também passa a viver dessa forma também. É uma mudança incrível nas nossas vidas e na maneira de estar, mesmo para mim que já praticava yoga e seguia um estilo de vida mais conectado com a Natureza em Portugal.


O meu blog, por exemplo, nasceu em Bali e na vontade de partilhar estas experiências que, todos os dias, tenho o privilégio de viver. Esta semana tenho o privilégio de passar o meu tempo com Swamiji da Chamundi Hill Shiva Cave. Tem sido momentos muito especiais estar com alguém que percebeu a realidade simples da vida, que emana a paz do encontro com a solução para o bem-estar supremo. Disse-me há dias, «concentra-te no bom que no mundo faz, afasta os pensamentos negativos porque eles são prejudiciais para o sistema nervoso central». E com um sorriso nos lábios disse «95% das pessoas no mundo são boas, tudo vai ficar bem». As minhas duas filhas, a Carlota de 8 anos e a Johanna de 6, têm a sorte conhecer estas almas, de viver num sítio espiritual e ainda frequentar a Green School, uma das escolas mais especiais do planeta. Uma escola que não tem como objectivo principal fazer futuros médicos ou advogados, mas sim seres humanos completos que saibam usar não só o intelecto mas acima de tudo o coração. 





A Rita desafiou-me a contar a minha vida aqui. Na realidade quando somos mães os nossos dias são semelhantes em todo o mundo. Eu continuo a acordar de manhã e vestir as minhas meninas, prepará-las para a escola, fazer compras, buscá-las e trazê-las do ballet ou das aulas de línguas. Não é isso que Bali muda. O que muda é como a espiritualidade entra na nessa vida para ganhar uma força que antes não tinha. Se há uma cerimónia de purificação largamos tudo e vamos. Se é dia de lua cheia vamos ao templo. E não trabalhamos menos não se pense, vamos depois trabalhar com uma energia diferente. As prioridades mudam, e somos mais livres. É assim que os balineses vivem, abençoados pelos deuses a quem agradecem todos os dias, sejam os bons como os maus, por este momento e pelo presente que todos temos que é estar aqui e agora!"




Texto e imagens por Filipa Veiga, autora do Blogue Yoga-me


Obrigada Filipa!! Mil vezes obrigada pelo teu texto absolutamente mágico, pelas fotos que tão bem ilustram a felicidade que paira sobre vós.
Entre fuso horário (são só + 8 horas em Bali!) e algumas (muitas!) trocas de mensagens, conseguimos e que bonito que ficou!..

Fica a promessa... 
Um dia vou ao outro lado do mundo conhecer pessoalmente a tua família e viver convosco uns dias únicos e inesquecíveis.

O meu beijo de hoje vai direitinho para a
 Filipa, a Carlota e a Jhoanna.
Namaste ©

M.









Share:

0 comentários