Mais uma volta... 2019!


Fotografia | Isabel Saldanha
Mais uma volta, um piscar de olhos e já cá estamos novamente no balanço do Ano! Meu Deus... tão intenso e tão veloz que foi!
 Entrámos em 2018 os 4. Sozinhos e uns com os outros. Chorei muito à hora certa. Senti que chorar purgaria toda a tristeza que não queria trazer comigo para 2018. Dia 1 de Janeiro, tomámos o pequeno – almoço colados à TV a ver o Concerto de Ano Novo. Todos os anos vemos e todos os anos digo com muita força que: “Um dia ainda vou assistir ao concerto de Ano Novo ao vivo e a cores em Viena”. Quem sabe, um dia, o desejo se realiza!
Avançámos com uma das decisões mais difíceis da nossa vida. Colocámos aparelhos auditivos ao Duarte. 
Se ao início tudo pareceu estranho, hoje faz parte da rotina. 
Uma nova realidade. Um mundo mais claro para ele. Um mundo mais bonito para todos nós.
Mudámos as rotinas de família. Mudámos de casa. Não descansei. Não fomos de férias a lado nenhum. Fui menos vezes a Santarém do que gostaria. Nem sempre disse o que pensava e nem sempre estive com de quem mais amo.
Eu fiz 38 anos. Ele fez 39. Sentimo-nos cansados como se tivéssemos 80.
Em – quase – 365 dias, conto pelos dedos de uma mão (foram 4), as noites que dormi inteiras. Sem acordar. Sem reboliço. Sem chichis. Sem sobressaltos.
O Duarte continua no Rugby com a mesma garra e determinação.
Na escola, tudo se tornou mais bonito. A voz dos amigos ficou mais clara. A vida ficou mais leve.
Passou, em Setembro, para o ano que o está a levar às letras: aprender a ler e escrever com 5 anos.
O João terminou uma etapa importante e começou uma nova igualmente importante. 5º ano. Escola nova. Amigos novos. Desafios permanentes. Novas rotinas. Liberdade e máxima responsabilidade.
Continua no Rugby. Não por paixão, mas por companheirismo, por amizade, por Lealdade. Na minha perspectiva de mãe, vale mil vezes mais!
Perdi muitas vezes a paciência com coisas sem importância.
Agarrei-me ao meu trabalho. Ganhei sempre forças nele. Abraçei desafios. Nunca me nego. Aceito-os sempre com determinação.
Não voltei a São Tomé como estava pensado (e tantas vezes sonhado). Não voltei a Taizé como queria. Fomos a Sevilha 3 dias. Não fomos à EuroDisney. Não andámos de braço dado. Aprendi (ainda mais) a viver com as adversidades. Tornei-me mais forte e mais cansada. Tudo ao mesmo tempo e na mesma proporção.
2019 será outro Ano Novo sem planos.
 O que desejo? O mesmo de sempre!
Que Deus me ajude a terminar este ano e que me traga um 2019 mais tranquilo. Que a saúde nos abrace. Que os amigos e a família nunca nos faltem. Que nunca me falte o sorriso. 
Desejo-vos um Feliz Natal e um 2019 cheio de saúde, família e amigos por perto!
O resto? O resto vem! Basta confiar e Acreditar!

Um beijo no 

Rita Mexia


Share:

0 comentários