As festa de Natal da Escola

Imagem | Pinterest



Hoje venho falar-vos (novamente) das Festas de Natal da escola dos nossos filhos.
Já estão a sorrir ou de lágrima no canto do olho?
Pois bem, os pais nas festas de Natal dos filhos transformam-se em verdadeiros malabaristas.
Vamos por partes...
Chegados ao local da festa, os pais estão colados à porta. Quando entram, começam por saltar cadeiras para chegar em primeiro lugar à fila da frente aos encontrões às pisadelas e afins. 
Depois, já sentados, começam a preparar o material de registo do momento! 
Assim que abre o pano e entram os artistas, os pais levantam-se imediatamente (e ninguém vê nada) e iniciam um abanar de braços e um sem número de viragens de pescoço a tentar desesperamente que o filhos os vejam, quando os miúdos só vêm luzes e holofotes e gente de braços no ar a gritar “estamos aquiiii!!” “Miguelllllllll!!!! Olha a mamã!!!” Carlota, filha... estamos a Oeste da sala!” Aqui Inês!!! Aqui às 2horas! Guia-te pelo relógio, filhota!”
Os míudos começam imediatamente com reflexos condicionados adquiridos a acenar para a multidão (sem verem absolutamente nada) enquanto os pais bracejam, fazem o pino e se equilibram entre as cadeiras para que os vejam. E eles? Continuam na vida deles. A olhar. A sorrir com aquele nervoso miudinho de quem vai ter o seu momento de glória durante 21 segundos.
Dão inicio ao espectáculo, e lá vem a choradeira...(mais das mães, creio eu...)
Ficamos embevecidos enquanto as nossas crias andam para ali de um lado para outro, a olhar para todo o lado, saltam ou dançam descoordenados, cantam (ou berram), mas são tão fofinhos que dá vontade de ir lá apertar-lhes as bochechas de tão orgulhosos que ficamos.
A festa dura uma eternidade e os nossos filhos e os colegas actuam 1 minuto e meio... no máximo! Mas não faz mal nenhum! Faz parte do processo de socialização e crescimento da criança e cabe aos pais incentivar e motivar estes acontecimentos tão importantes no (e para o) seu desenvolvimento.
São momentos como estes que lhes vão promovendo a auto confiança e o auto controlo.

Eu emociono-me sempre nas festas da escola, mas deixo-me ficar nas filas de trás. Vejo na mesma e o que mais me interessa? Que eles saibam que seja qual for o lugar da sala onde esteja, estou lá. Orgulhosa! Sempre!!

Há alguém por aí que se reveja nesta descrição?
Partilhem!

Um beijo 
Rita Mexia

Share:

0 comentários