JOKER

Imagem | Google










Fui ontem ver este filme.

"Impactante" é a palavra que encontro para o definir.
Saí a achar que não tinha gostado. Saí a suspirar com a tensão dos 121 minutos naquela sala de cinema. Saí a precisar de apanhar ar puro para reflectir.
Gosto de sair do cinema (como gosto de ler um livro) e ficar a pensar nele, a processar a informação, a reter ideias, a interpretar o que vi e ouvi.
Este filme é muito mais do que um relato de um artista falhado (sendo simplista e não spoiler para quem ainda não viu 😊 ). 
É o retrato da sociedade egoísta em que vivemos, é o retrato de muitos “Jokers” que se cruzam diariamente connosco. É a linha ténue que separa a esperança do desespero, a violência da desistência, a infelicidade da obrigatoriedade de uma felicidade - nem que seja fingida.
Vi este filme com o coração na mão (e de mão dada com a minha "mana" Marta que, desde sempre, tem pavor de palhaços e que se encheu de coragem e foi comigo ver o filme!).

Vi, nesta personagem absolutamente fascinante, o olhar de alguém que conheço e que me desconcertou. Vi um olhar que grita socorro, um olhar e uma linguagem corporal que exalta os fantasmas, os medos, o fracasso, a profundidade da complexidade humana que vai muito para além do que os nossos olhos acelerados conseguem alcançar.
Este Joker é o retrato de uma sociedade exigente, o retrato de uma sociedade que não suporta “gargalhadas” maiores que a sua. Uma sociedade onde o Ego se sobrepõe à inteligência e à diferença.

O poder de algo que nos bate de frente e que se prolonga no tempo, é absolutamente arrebatador.
Sonhei com o filme. Andei o dia todo com “aquele” olhar e com aquela linguagem corporal na cabeça.
Aquele "olhar" que tantas vezes menosprezamos nos outros e que com toda a certeza já menosprezámos em nós próprios.
O medo aterrador de uma profundidade que não queremos ver à superfície.
O medo de termos um bocadinho de "Joker" dentro de nós. 
E temos. 
Todos.
Só não vê, quem não quer.

Joker: que murro no estômago! 

Um beijo no coração,
Rita

Share:

0 comentários